quinta-feira, 28 de junho de 2012

ARRAIÁ ESTRELA DO SERTÃO

A escola foi agraciada com a excelente culminância do projeto:Fazendo arte com as mãos, promovido pela professora de Arte Educação, Claire Correia, nas turmas de 6º ao 9º ano. O projeto desenvolvido nas aulas de arte com a reutilização de materiais diversos, permitiu a decoração do espaço onde ocorreram os festejos juninos, também organizados pela professora Claire e seus alunos. Houve apresentações diversas, resgatando a cultura junina de quadrilha, casamento matuto, teatro ao ar livre e com a inovação de apresentações no estilo country. A participação das famílias e a comunidade em geral foi bem expressiva, o que constata o valor dos festejos juninos na cultura local. As famílias também colaboraram com comidas típicas que foram servidas gratuitamente no final do evento. A professora Claire está de parabéns por ação tão bonita. Ela realizou este trabalho seguindo exatamente o foco de que quadrilha é do povo, feita e vivenciada pelo povo. A escola desempenha, hoje, o nobre papel de não deixar morrer a cultura, diante dos estímulos da vida moderna.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

ENCONTRO DE GRÊMIOS RENDE TROCA DE EXPERIÊNCIA

Em 26 de junho de 2012, estiveram reunidos no Auditório Municipal Cônego Manoel Valdery Rocha, de 8h as 10h,os grêmios do CEB Paulo Freire e do CEB Maria Pereira Brandão. O encontro foi para o encerramento do semestre letivo. Além da apresentação de cada um, cada aluno gremista teve espaço para fazer suas colocações a respeito de seu papel no grupo. Na ocasião ainda houve troca de experiência e apresentações do que foi realizado durante o primeiro semestre, previsto no plano de ação. Tivemos ainda sugestões de ambos os grêmios, acatadas pelas presidentes Daiane Dutra e Kananda Vasconcelos. O momento serviu para motivar cada vez mais os gremistas e promover o protagonismo juvenil. Parabéns também às escolas acima citadas. No final os gremistas convidados lancharam junto aos demais, no refeitório da escola.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

TURMA DO 7º ANO B EM PASSEIO, ANTECIPANDO OS QUE VIRÃO NAS FÉRIAS!!!

No dia 22 de junho, alunos da turma vencedora da campanha de arrecadação de alimentos para cestas básicas, promovida pelo Grêmio Estudantil, foram passear no parque aquático Citius Park, localizado em Sítio Alegre. A saída da escola até o destino final foi de muita expectativa pois a turma tinha ânsia de diversão e de conhecer o local. Alguns alunos levaram suas mães, o que tornou o passeio ainda mais interessante. Alguns professores da escola também puderam acompanhar a turma. Como dar para ver nas fotos foi muito divertido e valeu a pena. Modalidades radicais, como tirolesa e toboáguas, foram a sensação durante todo o dia. Para quem queria mais tranquilidade remou de caiaque pelas águas calmas do açude que faz parte do complexo aquático. Parabéns a turma que se solidarizou com as famílias mais necessitadas. Obrigado aos pais que permitiram seus filhos fazerem as doações. Aproveitando a oportunidade o Grêmio Estudantil também foi convidado ao passeio. Houve boa participação dos gremistas na organização e repasse de informações de como seria a ida ao parque aquático. Tudo ocorreu como o previsto. O CEB Paulo Freire agradece a Secretaria Municipal de Educação, na pessoa do secretário Raí, que gentilmente providenciou um ônibus.

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE JUNHO

Soprando velinhas no mês de junho

No dia 19 de junho cantamos parabéns para as professoras Claire Mendes, Aurilúcia Nascimento e Francisca das Chagas. Na ocasião foram dados os devidos parabéns com direito a um lanche reforçado e lembrancinhas providenciadas pela equipe responsável. Foi preparado uma apresentação em slides, dando espaço a muita emoção e carinho por parte dos participantes.

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO EVENTO: ESPORTE – UM DESAFIO PARA TODOS

A escola promoveu a cerimônia de entrega de medalhas aos competidores que venceram no evento esportivo promovido no dia 30 de maio. Foi um momento festivo, de reconhecimento e honra ao mérito por parte de cada um dos participantes da competição. Teve até pódio para os alunos atletas subirem e receberem suas medalhas. A presidente do grêmio,Daiane Dutra, foi quem presidiu a cerimônia convidando os professores a frente para darem continuidade ao protocolo, que contou ainda com o hino oficial brasileiro. O professor Ernani ajudou do início ao fim na organização e condução dos alunos ao pódio. O mesmo também foi quem providenciou as medalhas e troféus. Mais uma vez foi feito o convite a todos para praticarem atividade física regularmente. Parabéns aos alunos que fizeram valer seus esforços e conquistaram uma medalha. A escola agradece a todos que colaboraram para a realização do evento. Temos muito orgulho da equipe de professores e alunos que fazem a escola. O CEB Paulo Freire deu um grande passo no exercício da cidadania e na aprendizagem significativa, com esse evento. O ato de brincar na escola revigorou-se após o dia trinta de maio, e isso é muito gratificante.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

AULA DE CIÊNCIAS NO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS GALILEU GALILEI DO COLÉGIO ESTADUAL SÃO FRANCISCO DA CRUZ

Dia 15 de junho as turmas 9º ano B e 9º ano C, tiveram uma aula especial. Foi no Laboratório de Ciências da EEM São Francisco da Cruz. Lá a professora do laboratório, Silvana, apresentou de forma bem lúdica e clara como são as misturas e ainda como são feitas as separações de mistura.
Os alunos participaram realizando alguns experimentos. A experiência da professora Silvana ajudou muito na compreensão dos processos de separação de mistura, pois ela não deixou de mencionar situações do cotidiano, para maior entendimento. A curiosidade dos alunos tornou o momento mais rico em aprendizagem, ao fazerem questionamentos e suposições a cada passo dos experimentos.
A professora de Ciências, Mariazinha, agradeceu a gentileza de sua colega em poder compartilhar conhecimento com seus alunos e o CEB Paulo Freire agradece ao colégio do estado por ter dado esta abertura. Tornar as aulas de Ciências mais atrativas e significativas, nos dias de hoje,é de suma importância, pois esta área vivencia grande escassez de profissionais. Que o encanto pelo conhecimento científico, mais uma vez tenha sido semeado entre esses alunos que se preparam para a conclusão do Ensino Fundamental, sabendo-se a professora Mariazinha trabalha nesta perspectiva desde do início do ano letivo.



E para quem perdeu esse dia, assita abaixo como foi a aula no laboratório ministrada pela professora Silvana.

DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

O Grêmio Estudantil preparou e apresentou no Auditório Maria Alice do Nascimento, em slides uma síntese sobre a nossa língua materna. Dia 10 de junho comemora-se o dia da Língua Portuguesa. Dentre outras coisas foram apresentados os países lusófonos, curiosidades da língua e sua colocação no ranque das línguas mais faladas no mundo. O aluno gremista, João Carlos, foi o que preparou os slides e ainda ajudou a equipe na apresentação, que se estendeu a todos os alunos do Fundamenta II. Nosso objetivo maior era mostrar a riqueza de uma língua e seu papel na formação de um povo. Parabéns aos alunos que tiveram iniciativa tão nobre.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

ESPORTE - DESAFIO PARA TODOS

No dia 30 de maio, juntamente com o Dia do Desafio, tivemos na escola o evento: Esporte – um desafio para todos. Com organização e realização do Grêmio Estudantil, foram ofertadas diversas brincadeiras e modalidades esportivas adaptadas a realidade da escola e dos alunos. Foi um evento planejado, seguindo um cronograma pré estabelecido pelo grupo de apoio formado a partir dos dezesseis gremistas mais quatorze alunos convidados para ajudar. Munidos de colete, a equipe ficou o dia inteiro monitorando e conduzindo o circuito de atividades distribuídas por todo espaço físico da escola. Com instruções do coordenador pedagógico, professor Toni Carlos, a equipe de professores também se envolveu. Todos gostaram. Nosso objetivo maior foi mostrar que para brincar, fazer exercícios e se divertir não é complicado nem atrai custos. Os alunos viram o evento como uma aula de desafios variados e prazerosos. Isso envaidece todos que fazem a escola e faz com que todos gostem cada vez mais dela. Os alunos em conversas informais pelas galerias, no dia seguinte, comentavam coisas como - “ a abertura com o Hino Nacional oficial, deu a impressão que estávamos na abertura dos jogos da seleção brasileira de futebol.” e ainda ”as brincadeiras foram bacanas, devia ter todo mês”; “foi muito bem organizado”.
Parabéns a todos que participaram. Obrigado aos que colaboraram. No segundo semestre teremos um evento dessa natureza e com mais atrações divertidas para atender um número maior ainda de alunos.

DIA DO DESAFIO – você se mexe e o mundo mexe junto

Qualidade de vida hoje em dia está diretamente ligada aos cuidados que temos com a alimentação e a prática regular de exercícios físicos. Muitos problemas de saúde podem ser evitados com mudanças simples em nossa rotina diária. Pensado nisso um grupo de professores do Canadá, começaram em 1995, nas escolas e praças das cidades, momentos voltados para a prática de atividade física por alguns minutos para começar. Aos poucos foi caindo no gosto das pessoas e viram que estava surtindo efeito. Já em 2002 essa atividade se estendeu por todo o continente americano. De lá pra cá só vem aumentando o número de participantes. Nosso município já participa desde de 2009. Em 2012 concorreu com a cidade de Jaco, na Costa Rica. Mais uma vez vencemos, com mais de 6 mil participantes.
O Centro de Educação Básica Paulo Freire contou com seus alunos e professores para, na praça Três Poderes, realizar uns quinze minutos de exercícios de alongamentos e pré aquecimento. Foi muito legal. O professor de Educação Física Ernani Vasconcelos coordenou os exercícios. A participação e conscientização foram satisfatórias. Obrigado a todos que se envolveram!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ

Olhem ai nossa diretora - Professora Maria de Lourdes na cerimônia de entrega do prêmio a escolas que apresentaram nível satisfatório nos 2º e 5º anos do Ensino Fundamental em 2011, na sede do governo estadual, Cambeba. A professora aproveitou para registrar, em foto, o momento de reconhecimento, junto a outras diretoras de escolas do município que também foram contempladas com o prêmio. Na ocasião houve a presença de algumas autoridades políticas como o governador do Ceará, Cid Gomes e o ministro da educação, Aloízio Mercadante.
Nossa escola ganhou o prêmio na turma de 2º ano, pela terceira vez. As professoras Diana Cruz e Rutilane Brandão são responsáveis por tamanha façanha. Obrigado por tudo e  nossos Parabéns. Devemos a vocês essa conquista, não esquecendo que os alunos e suas famílias também estão de parabéns.

PALESTRA PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL II

Para esclarecer um pouco nossos alunos sobre o tema Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes o Grêmio Estudantil convidou Alciram Duarte que é Assistente Social do município de Cruz e membro do NAE – Núcleo de Apoio Educacional para uma conversa franca. Na ocasião Alciram apresentou,de forma didática, as principais informações do tema, dentre elas a diferença entre abuso sexual e exploração sexual, além dos sintomas apresentados por aqueles que estão sofrendo algum desses tipos de violência. A equipe de alunos que prestigiaram a palestra, teve ainda tempo para fazer algumas perguntas preestabelecidas e do momento. No final, o palestrante animou a equipe do grêmio falando de uma possível volta dele para tratar de Protagonismo Juvenil.

1° de Maio - Dia do Trabalho

O Grêmio Estudantil, seguindo o plano de ação para o mês de maio, preparou uma apresentação especial para as turmas de 9º ano, sobre o Dia do Trabalho. Com slides foi apresentado a origem desta data comemorativa, que representa as lutas trabalhistas, as profissões mais comuns de nossa região e a representação artística do trabalho na tela Operários de Tarsila do Amaral. Foi aberto em cada turma uma conversa crítico- reflexiva para finalizar, com o apoio do professor Luciano. A professora Edilene Farias colaborou na preparação do tema.

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS PARA CESTA BÁSICA

Uma das ações do Grêmio Estudantil para o primeiro semestre é a arrecadação de alimentos. A campanha ocorreu nas 20 turmas da escola. A participação foi muito boa. As duas semanas de campanha foram oportunas para exercitarmos a solidariedade cristã entre os alunos. As cestas básicas foram distribuídas entre as famílias sugeridas pelos professores.